Inaugurado o mais novo Fórum Trabalhista de Minas (05/02/2013)

Foi inaugurada hoje em Viçosa, onde desde dezembro de 2009 funcionava um Posto Avançado da Justiça do Trabalho vinculado à Vara do Trabalho de Ponte Nova, a Vara do Trabalho do município, responsável também pelas ações de São Miguel do Anta, Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme e Teixeiras. Em solenidade contínua à inauguração também foi implantado no mais novo fórum trabalhista do estado o Processo Judicial eletrônico - PJe, que significa o uso de meio eletrônico para a tramitação de processos judiciais.

 

A transformação do Posto Avançado em Vara do Trabalho é uma necessidade decorrente do movimento processual crescente da região, gerado principalmente pela agropecuária e pelo setor de serviços.

 

Presente à solenidade, bastante prestigiada inclusive pelo coordenador executivo do PJe nacional, Paulo Bhering Camarão, coincidentemente natural de Viçosa, Vanja Honorina Aguiar Albino, presidente da 91ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, destacou o empenho de todos para a inauguração da VT de Viçosa, da justiça mais próxima do cidadão. Na mesma sintonia da advogada, também o juiz substituto Walder de Brito Barbosa, designado para atuar no fórum recém instalado, reconheceu "que os que por aqui passaram e trabalharam mostraram-se conscientes e imbuídos dos importantes objetivos traçados pelo Tribunal Regional: aproximar-se cada vez mais do jurisdicionado e oferecer rápida e eficaz solução aos conflitos. Esforços assim combinados, melhores frutos não poderiam gerar". E continuou garantindo que "o posto não só se aprimorou, como já merece a confiança da comunidade onde está inserido e, assim, está pronto e preparado para alçar-se à condição de Vara do Trabalho. Nada mais adequado a corresponder ao empreendido por todos os envolvidos - juízes, advogados, servidores, administrações municipais, comunidade, entre outros - e a atender e valorizar esta importante região do estado", finalizou.